sábado, março 12, 2005

TRIBUTO A CAETANO VELOSO - PARTE 3

da fase Odara à Outra Banda da Terra (...maputo rio, luanda lua nossa banda da terra é outra)

Doces Bárbaros (com Gil, Gal e Bethania) (1976) * * *
Um disco duplo, muito celebrado, mas um dos trabalhos mais complicados de todos os envolvidos. Gil vinha de um dos maiores discos já lançados (em qualquer lugar, qualquer época): Refazenda. Gal tinha acabado de lançar o Canta Caymmi, e antes, a obra-prima Cantar. Bethania vinha de Pássaro Proibido, um disco difícil e muito bonito. E Caetano vinha de uma série de obras fundamentais para nossa música. Pra que fazer esse disco? Pra ver se o enorme talento dos quatro resistia a um conjunto desigual de composições. Ficou provado que resistia, mas muito aquem do que se poderia esperar.

Bicho (1977) * * * * 1/2
A fase Odara em todo seu esplendor. Um disco que parece coletânea, tamanho o número de faixas que se tornaram clássicos do repertório do músico. Além de Odara, temos, O Leãozinho, Tigresa, Gente, Olha o Menino e a magistral Um Índio, numa versão bem superior à de Os Doces Bárbaros. Disco pop, distante das experimentações anteriores.

Muitos Carnavais (1977) * * * *
Disco delicioso e cheio de frevos. Incompreendido como muitos antes dele, Muitos Carnavais é a prova de que Caetano conhece a música brasileira como poucos. Além de estudioso e ouvinte atento, tem uma sensibilidade especial para o que cada estilo de nossa música tem de mais rico.

Maria Bethania e Caetano Veloso ao vivo (1978) * * *
Mais uma reunião de dois talentos que não deu muito certo. Mas talvez eu esteja sendo injusto, já que faz tempo que não escuto. É um bom disco, já que Caetano nunca gravou algo indigno, mas é decepcionante. Ou ao menos me pareceu quando reouvi pela última vez (calculo que tenha sido na época da primeira edição em CD da coleção de Caetano).

Muito (1978) * * * *
A impressão é de que esse disco foi pouco escutado, apesar de conter os grandes sucessos Terra e Sampa. É um dos mais difíceis de aparecer em LP, o que significa que não vendeu muito na época. Jóia, para se ter uma idéia, aparece com bem mais constância. É um disco meio indeciso, mas nem por isso menos belo. Muito Romântico é bem melhor com Roberto Carlos. São João Xangô Menino é uma maravilha. Se não me engano, é o primeiro disco com a Outra Banda da Terra. Não tenho Bicho aqui pra confirmar.

Cinema Transcedental (1979) * * * * 1/2
Mais um grande disco, esse sim, valorizado por quase todos os admiradores de MPB. Muitos chegam a considerar o grande disco de Caetano, no que discordo completamente. Talvez entre os dez melhores entre. É um grande disco, feito por alguém que fez e continuaria a fazer inúmeros grandes discos. Serve como um ensaio para o genial Outras Palavras. Destaques: Beleza Pura, Menino do Rio, Trilhos Urbanos e a genial Cajuína, canção de uma poesia arrebatadora e indiscutível.

-------------------------------
NOTA: o primeiro disco a contar com a chamada Outra Banda da Terra foi Bicho, de 1977. Confirmei no site do Arnaldo Brandão, já que no CD de Bicho não tem essa informação (como aliás, quase todos os cds de Caetano são muito pobres de informação). Estranhos caminhos pra se confirmar algo.

Nenhum comentário: