sexta-feira, abril 10, 2009

Aperitivo para os 100 de 1983

1983: o ano em que o heavy metal tradicional atingiu o auge, e que o Thrash Metal nasceu. Em algum lugar entre essas duas definições estava o Satan, grande banda de New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), oriunda de Newcastle (mesma cidade do Venom) que lançou este clássico, Top 10 de 1983 (contando todos os estilos).

Brian Ross é um dos grandes vocalistas do gênero, e a dupla de guitarristas formada por Steve Ramsey e Russ Tippins fizeram história, nas reencarnações do Satan com outro nome, Blind Fury e Pariah, e na grande e injustiçada banda Skyclad.
Court in the Act, o clássico do Satan, foi mal gravado. Tem os agudos estridentes demais e os graves muito abafados - característica semelhante a de Born Again, do Sabbath, lançado no mesmo ano (será que era uma moda da época?). Mas é um dos melhores discos de heavy metal já feitos.
Começa com a introdução "Into the Fire", que prepara o clima para o estrondo que é "Trial by Fire", passa por belos hards melódicos como "Blades of Steel", "No Turning Back" e "Hunt You Down", pela rapidez de "Break Free" e pelo lirismo das instrumentais "The Ritual"/"Dark Side of Innocence", e termina com a maior prova da genialidade de Brian Ross: "Alone in the Dock".
Indispensável para quem gosta de metal tradicional, mas deve agradar também aos adeptos exclusivos do thrash metal.

2 comentários:

Bury disse...

Tou com esse disco do Satan aqui e ainda não ouvi inteiro... Agora vai! Mas, Sérgio, me desculpe: Skyclad é indefensável.

Sérgio Alpendre disse...

po, Bury. Não seja radical. Até meu irmão que parou nos anos 50 achou interessante o Skyclad... nada do nível do Satan, contudo. Aliás, quem esperar algo próximo do heavy metal se decepciona na certa.