quarta-feira, novembro 26, 2008

Tava reouvindo alguns discos da banda inglesa XTC. Impressionante como depois de acertar o prumo com Drums and Wires e Black Sea eles entraram em um período de indefinições e melodias estranhas - justamente a época do colapso nervoso de Andy Partridge, que quis sozinho imitar os Beatles e não fazer mais shows. Lançaram três discos irregulares, English Settlement, Mummer (um dos momentos mais fracos da carreira da banda) e The Big Express, um sinal de que a coisa estava já bem melhor.

Em seguida, embarcaram nas gravações da obra-prima Skylarking, com produção do mago Todd Rundgren. Daí em diante só voltariam a fazer um disco que não fosse excelente em 2000, quando lançaram Wasp Star.

White Music (1978) * *
Go 2 (1978) * *
Drums and Wires (1979) * * * *
Black Sea (1980) * * * *
English Settlement (1982) * * *
Mummer (1983) * *
The Big Express (1984) * * *
Skylarking (1986) * * * * *
Oranges and Lemons (1989) * * * *
Nonsuch (1992) * * * *
Apple Venus Pt 1 (1999) * * * * *
Wasp Star (Apple Venus Pt 2) (2000) * * *

obs: ficaram de fora desta lista de cotações o projeto The Dukes of Stratosfear, que rendeu um EP e um LP entre 1984 e 1985 (ambos bem legais) e a coletânea de raridades Homegrown, que é bem interessante.

2 comentários:

Carol Tavares disse...

Mas quem disse que o Andy quis ser como os Beatles? Ele tem fobia de palco, e foi por isso que em 1982 abandonou os shows ao vivo.

Eles tiveram reconhecimento, e só caíram no esquecimento porque a Virgin tem os direitos sobre todas as músicas deles. O Skylarking, definitivamente é um dos discos mais lindos deles, porém, como consta nos registros da banda, o Todd foi o pior produtor da vida deles, ele simplesmente não aceitava nada que os caras sugeriam.

Ficou faltando aí o Homespun, também. E, não acho que de 82 a 84 tenha sido uma fase fraca. Mummer é um disco maravilhoso, com letras boas e melodias sensacionais. The Big Express é genial em termos de letras. Assim, como o Blur, a banda teve bastante repercussão no Reino Unido nos idos dos anos 80 e já foram considerados até a primeira banda de britpop.

Sérgio Alpendre disse...

Carola, a menção aos Beatles foi uma brincadeira. Sobre a fase 82-84, reouvi recentemente o English Settlement e cresceu um bocado.